Brasil

Amazonas planeja construir um novo Bumbódromo em Parintins

Amazonas planeja construir um novo Bumbódromo em Parintins


Da Redação com Agência Brasil

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou nesta sexta-feira (28) a inten√ß√£o de construir um novo Bumb√≥dromo, palco das apresenta√ß√Ķes do Festival de Parintins. O plano, segundo ele, √© licitar a obra no ano que vem e inici√°-la em janeiro de 2026. A estimativa √© de que a constru√ß√£o leve dois anos.

O atual Bumbódromo, inaugurado em 1988, tem capacidade 16,5 mil pessoas. Um vídeo institucional divulgado para anunciar o projeto indica que a nova estrutura poderá receber 26 mil pessoas e terá uma área de fun fest no entorno. Também deverá ter uma moderna estrutura para iluminação.

De acordo com o v√≠deo, haver√° uma nova identidade visual. “Inspirada na t√©cnica milenar dos tran√ßados da cestaria ind√≠gena, a arena ter√° um formato de um grande cesto”, diz o locutor. O novo Bumb√≥dromo dever√° ser erguido no mesmo local do atual, sem prejudicar o festival enquanto as obras estiverem ocorrendo.

Boi Garantido e o Boi Caprichoso

O an√ļncio ocorreu antes do in√≠cio da 57¬™ edi√ß√£o do Festival de Parintins. As apresenta√ß√Ķes dos dois protagonistas – o Boi Garantido e o Boi Caprichoso – come√ßaram na noite desta sexta-feira (28). Elas se repetem neste s√°bado (29) e no domingo (30). Considerado patrim√īnio cultural do pa√≠s pelo Instituto do Patrim√īnio Hist√≥rico e Art√≠stico Nacional (Iphan), o evento est√° ligado √† tradi√ß√£o cultural do Boi-Bumb√°,¬†que¬†cresceu pela Amaz√īnia e contou com influ√™ncias do Bumba Meu Boi, do Maranh√£o.

A manifesta√ß√£o popular narra uma lenda: gr√°vida, Catirina revela ao seu marido Francisco o desejo de comer l√≠ngua de boi. Para atend√™-la, ele sacrifica um animal do seu patr√£o. O boi, no entanto, √© ressuscitado com a ajuda de curandeiros. Ganhando caracter√≠sticas particulares ao longo do tempo, o Festival de Parintins se converteu em uma manifesta√ß√£o multiart√≠stica, que engloba m√ļsica, dan√ßa e artes c√™nicas no cora√ß√£o da Floresta Amaz√īnica.

Movimentação

A expectativa do governo amazonense √© de que sejam movimentados R$ 150 milh√Ķes. A prefeitura de Parintins espera ao todo 120 mil visitantes. Isso significa que, nesses dias, o n√ļmero de pessoas na cidade mais que dobra. Segundo o Censo Demogr√°fico 2022, Parintins tem 96,3 mil habitantes o que faz dela o quarto munic√≠pio mais populoso do Amazonas.

A cidade, que tamb√©m √© conhecida como Ilha Tupinambarana ou Ilha da Magia, fica no extremo leste do estado, na divisa com o Par√°. Distante 369 quil√īmetros em linha reta de Manaus, o acesso s√≥ √© poss√≠vel por barco ou avi√£o.

O evento, no entanto, contagia todo o estado. No Largo de S√£o Sebasti√£o, no centro hist√≥rico de Manaus, um tel√£o foi instalado para transmitir as apresenta√ß√Ķes. Na noite deste sexta (28), centenas de pessoas se reuniram para acompanhar o primeiro dia. Boa parte delas vestidas de azul ou vermelho para manifestar a sua torcida.

História

A história do festival remonta ao início do século passado, quando foram criados o Boi Garantido e o Boi Caprichoso e duelos informais passaram ocorrer nas ruas todos os anos. Foi somente em 1965 que um grupo ligado à Igreja Católica organizou um evento, com o objetivo de arrecadar fundos para a construção da Catedral Nossa Senhora do Carmo, padroeira do município. Com o sucesso, a festa se firmou no calendário anual da cidade.

O Boi Garantido, que se destaca pela cor vermelha, é o maior vencedor e possui 32 títulos. Já o Boi Caprichoso, marcado pelo cor azul, venceu 24 vezes e busca o tricampeonato, uma vez que foi o campeão de 2022 e de 2023. Houve ainda em empate, no ano de 2000.

A ordem das apresenta√ß√Ķes, que podem durar at√© 2 horas e 30 minutos, √© definida por sorteio. Nos dois primeiros dias, o Boi Caprichoso entra no Bumb√≥dromo antes do rival. No domingo, ser√° a vez do Boi Garantido abrir as apresenta√ß√Ķes. O festival se inicia sempre √†s 20h no hor√°rio local (21h de Bras√≠lia) e termina por volta de 2h30 da madrugada.

Os tr√™s dias de apresenta√ß√Ķes s√£o avaliados por 10 jurados, que precisam observar 21 quesitos. A apura√ß√£o ocorrer√° na segunda-feira (1¬į). A festa pode ser acompanha pela internet, atrav√©s da transmiss√£o pelo¬†canal do jornal A Cr√≠tica¬†na plataforma Youtube.

* Equipe viajou a convite da Petrobras, uma das patrocinadoras do Festival de Parintins



Fonte: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil