Brasil

FAB faz quatro voos hoje para o Pantanal para combate às queimadas

FAB faz quatro voos hoje para o Pantanal para combate às queimadas


Da Redação com Agência Brasil

A aeronave KC-390 Millennium, com 12 mil litros de água para combater os incêndios no Pantanal, decolou às 11h20 deste sábado (29) para a região do Pantanal, de acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB).

No dia anterior (28), o avi√£o operado pelo Esquadr√£o Zeus, sediado na Base A√©rea de An√°polis, em Goi√Ęnia, transportou de Corumb√° (MS) tamb√©m cerca de 12 mil litros de √°gua, no primeiro voo real de combate ao fogo realizado pela FAB com o cargueiro multimiss√£o. A √°gua foi lan√ßada em um dos focos de inc√™ndio identificados pelo Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul.

Para hoje, estão previstos três voos de aproximadamente 35 minutos para o lançamento de 12 mil litros de água cada um. Para aumentar o efeito no combate ao fogo, um produto químico denominado retardante é adicionado à água lançada pelas aeronaves na região.

Diversos órgãos e agências atuam em conjunto na ação de combate ao incêndio no Pantanal. O Corpo de Bombeiros estadual, por exemplo, alimenta duas piscinas que ficam no Aeroporto Internacional de Corumbá e identifica os principais focos de incêndio para que a atuação das aeronaves seja a mais efetiva possível.

Aeronave 

No combate aos focos de incêndio no Pantanal, a Aeronáutica utiliza a aeronave multimissão KC-390, desenvolvida pela fabricante brasileira Embraer, que tem capacidade para realizar uma operação segura e equipada com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios, do inglês Modular Airborne Fire Fighting System). A ferramenta fornece ao cargueiro a funcionalidade necessária para realizar a ação de combate a incêndio em voo.

O equipamento conta com um tubo que projeta √°gua pela porta traseira esquerda do avi√£o, podendo descarregar at√© 3 mil gal√Ķes, aproximadamente 12 mil litros de √°gua em √°reas de inc√™ndios, com ou sem retardante de fogo, conforme o crit√©rio de n√≠vel de cobertura padr√£o do solo e em diversos tipos de terrenos. O sistema oferece maior precis√£o, aumentando significativamente a efic√°cia das opera√ß√Ķes de combate a inc√™ndios.

As a√ß√Ķes levam¬†em conta as adversidades, o que requer um voo a baixa altitude, baixa velocidade e em elevadas temperaturas. Desta forma, √© poss√≠vel manter a aeronave pressurizada, ou seja, sem comprometer a performance do KC-390. Al√©m disso, o reservat√≥rio utilizado para fazer o reabastecimento de √°gua na aeronave tem capacidade para 22 mil litros de √°gua.



Fonte: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil