Brasil

Hoje é Dia: Semana celebra bumba meu boi, capoeira e Lei Afonso Arinos

Hoje é Dia: Semana celebra bumba meu boi, capoeira e Lei Afonso Arinos


Da Redação com Agência Brasil

A Semana come√ßa com o Dia Nacional do Bumba-Meu-Boi, comemorado neste domingo (30) em homenagem √† manifesta√ß√£o popular que, em 2019, tornaria-se Patrim√īnio Cultural Imaterial da Humanidade. O espet√°culo, que mistura dan√ßa, folclore, m√ļsica, religi√£o e teatro, √© um dos destaques de S√£o Lu√≠s (MA). Uma reportagem da Ag√™ncia Brasil mostra grupos de bumba-meu-boi mapeados no Maranh√£o.

O especial A Farra do Boi-Bumb√° retratou a lenda da TV Brasil. Com autoria e dire√ß√£o de Ribamar Ribeiro, o programa infantil se desenvolve em torno de um rico fazendeiro que tem um boi muito bonito. Pai Chico, trabalhador da fazenda, tenta satisfazer o desejo de gr√°vida da sua mulher Catirina, que quer comer a l√≠ngua do boi. Pai Chico traz a l√≠ngua do boi e a confus√£o est√° formada. A trama tamb√©m traz pequenos contos do folclorista C√Ęmara Cascudo.

Segunda-feira, 1¬į de junho, completam-se 50 anos do dia em¬†que a argentina Mar√≠a Estela Mart√≠nez de Peron, conhecida como Isabelita Per√≥n, se torna a primeira mulher a ocupar um cargo de presidente na Am√©rica Latina. O programete Hist√≥ria Hoje, da R√°dio Nacional contou¬†como um golpe¬†militar derrubou Isabelita Per√≥n da presid√™ncia Argentina. Clique e ou√ßa!

 

Em 3 de julho, o destaque √© para¬†o Dia Nacional de Combate √† Discrimina√ß√£o Racial. A data remete √† aprova√ß√£o da primeira lei brasileira contra o preconceito. Os ve√≠culos p√ļblicos da EBC tratam deste tema¬†frequentemente. No ano passado, a R√°dio Nacional fez uma entrevista sobre o assunto com √āngela Santos, delegada do Distrito Federal, titular da Delegacia de Repress√£o aos Crimes por Discrimina√ß√£o Racial, Religiosa, Orienta√ß√£o Sexual, Pessoa Idosa ou com Defici√™ncia.

J√° o¬†programa¬†Caminhos da Reportagem venceu em 2012 o Pr√™mio Abdias Nascimento com o tema¬†Negros no Brasil: Brilho e Invisibilidade, abordando o fato de que, doze d√©cadas depois¬†da aboli√ß√£o da escravatura, o n√ļmero de brasileiros que se declara preto ou pardo √© maior que o de brancos –ou, em suma, que o Brasil tem se assumido como pa√≠s negro, cada vez mais. O programa discute a situa√ß√£o do negro no Brasil com n√ļmeros que mostram sua necessidade de superar a desigualdade de renda, a pobreza, a viol√™ncia, ter acesso √† educa√ß√£o e encarar o preconceito de frente.

Há 200 anos, no dia 2 de julho, eclodiu em Pernambuco a Confederação do Equador, movimento revolucionário republicano que se alastrou pelas províncias do Nordeste do Brasil, representando a principal reação contra a tendência monarquista e a política centralizadora do governo de Dom Pedro I. Frei Caneca foi um dos líderes, como conta o programete História Hoje.

 

No dia 4 lembramos dos 85 anos da morte da cientista polonesa Marie Curie. Pelas descobertas sobre a¬†radioatividade recebeu o Nobel de F√≠sica em 1903, ao lado do esposo Pierre Curie e do f√≠sico Henri Becquerel. Ela foi a¬†primeira mulher a receber a¬†honraria. E novamente, em 1911, recebeu o¬†Nobel de Qu√≠mica pela descoberta do elemento qu√≠mico r√°dio: a √ļnica pessoa no planeta a receber duas vezes a premia√ß√£o. Batizou tamb√©m o elemento pol√īnio, em refer√™ncia √†s suas origens.¬†Em decorr√™ncia da exposi√ß√£o √† radioatividade Marie Curie morreu aos 66 anos, na Fran√ßa.

O programa Ciência é Tudo da TV Brasil, homenageou as mulheres e meninas cientistas. Confira! 

Já 5 de junho é o Dia Mundial da Capoeira. Marginalizada no passado, a capoeira se tornou um símbolo do país no mundo inteiro. Para conhecer sua história, assista à reportagem da TV Brasil: 

Confira os destaques* da semana de 30 de junho a 6 de julho de 2024:

Junho de 2024

30

Nascimento do escitor, dramaturgo e cineasta paulista João Silvério Trevisan (80 anos)

Nascimento do compositor fluminense Jo√£o Petra de Barros (110 anos)

Criação do Comitê Olímpico Internacional (130 anos)

Dia do Desporto, Dia do Atleta Olímpico e Dia Mundial do Desporto Olímpico

Inauguração da Rádio Nacional FM de Brasília (47 anos) 

Julho de 2024

1

Nascimento do ator, roteirista, diretor e produtor cinematogr√°fico brit√Ęnico Charles Laughton (125 anos) – primeiro ator a interpretar o detetive Hercule Poirot no teatro, em 1928, e o primeiro ator brit√Ęnico a ganhar o Oscar de melhor ator pelo filme brit√Ęnico “Os Amores de Henrique VIII”

Nascimento da poetisa e escritora de cr√īnicas paranaense J√ļlia da Costa (180 anos)

Nascimento do diretor de filmes, ator, roteirista e produtor francês Claude Berri (90 anos)

Nascimento do autor e diretor de teatro estadunidense, e radicado no Brasil, Gerald Thomas (70 anos)

Morte do ator estadunidense Marlon Brando (20 anos)

Morte do político e militar argentino Juan Domingo Perón (50 anos) Рpresidente da Argentina em três mandatos, entre os anos 1940 e 1970

Início da Conferência de Bretton Woods, encontro que criou o Bird e o FMI (80 anos)

A argentina María Estela Martínez de Peron, conhecida como Isabelita Perón, se torna a primeira mulher a ocupar cargo de presidente na América Latina (50 anos)

Início da circulação do Real, nova moeda brasileira (30 anos)

Lançamento do aparelho Walkman da fabricante Sony, modelo TPS-L2, primeiro modelo colocado à venda no Japão (40 anos)

Dia do Bairro Imperial de São Cristóvão

O ent√£o presidente Ernesto Geisel sanciona a Lei Complementar n¬ļ 20, que determina a fus√£o dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro (50 anos)

Estreia do programa “Sem Censura” na TVE Brasil, atual TV Brasil (39 anos)

2

Nascimento do tenista e empresário francês Jean René Lacoste (120 anos) Рcriador da marca de roupas Lacoste

Nascimento do físico, matemático, político e crítico de arte pernambucano Mário Schenberg (110 anos) Рconsiderado o maior físico teórico do Brasil

Nascimento da pol√≠tica filipina Imelda Marcos (95 anos) – conhecida mundialmente pelo esc√Ęndalo de possuir 3.000 pares de sapatos, supostamente adquiridos com dinheiro p√ļblico

Partida do 1¬ļ Contingente da For√ßa Expedicion√°ria Brasileira, dando in√≠cio √† participa√ß√£o brasileira na 2¬™ Guerra Mundial (80 anos)

Eclode em Pernambuco a Confederação do Equador (200 anos) Рmovimento revolucionário de caráter separatista e republicano que se alastrou pelas demais províncias do nordeste do Brasil, representando a principal reação contra a tendência monarquista e a política centralizadora do governo de Dom Pedro I

3

Morte do m√ļsico ingl√™s Brian Jones (55 anos) – membro fundador da banda Rolling Stones

Morte do cantor e compositor fluminense Alfredo Albuquerque (90 anos)

Dia Nacional de Combate √† Discrimina√ß√£o Racial – celebra a aprova√ß√£o da Lei n¬į 1.390, a Lei Afonso Arinos, de 1951

Circula, em S√£o Lu√≠s, o primeiro n√ļmero do peri√≥dico Eco do Norte, do escritor e pol√≠tico maranhense Jo√£o Lisboa (190 anos)

4

Morte do poeta e jurista mineiro Cl√°udio Manuel da Costa (235 anos) – participou do movimento conhecido como Conjura√ß√£o Mineira, tendo morrido em circunst√Ęncias suspeitas

Morte da cientista polonesa Marie Curie (85 anos) Рprimeira mulher a receber um prêmio Nobel e primeira pessoa a recebê-lo duas vezes, cujas conquistas envolvem o desenvolvimento da radioatividade e a descoberta de elementos químicos

Nascimento do cantor, compositor e instrumentista fluminense Anescarzinho do Salgueiro (95 anos)

A tenista paulista Maria Esther Andion Bueno se torna a primeira pessoa de nacionalidade brasileira a vencer um Grand Slam de tênis, no Torneio de Wimbledon (65 anos)

5

Nascimento do tenista e político estadunidense Dwight D. Davis (145 anos) Рfundador da Copa Davis

Morte do artista pl√°stico sergipano Arthur Bispo do Ros√°rio (35 anos)

Nascimento do escritor e cineasta francês Jean Cocteau (135 anos)

Morte da atriz paulista Consuelo Leandro (25 anos) – atuou no humor√≠stico “Balan√ßa mas n√£o cai”, da R√°dio Nacional do Rio de Janeiro

O aviador paulista Eduardo Chaves, pioneiro da aviação brasileira, realiza a primeira rota entre São Paulo e Rio de Janeiro (110 anos)

Funda√ß√£o da empresa transnacional de com√©rcio eletr√īnico Amazon.com, por Jeff Bezos (30 anos)

Dia Mundial da Capoeira Рcomemoração internacional, prevista no Artigo 10 da Convenção Internacional de Capoeira

6

Dia Internacional das Cooperativas – data reconhecida pela ONU

Nascimento do compositor, pianista, organista e regente cearense Alberto Nepomuceno (160 anos)

Morte do cantor, compositor e violonista baiano Jo√£o Gilberto (05 anos)

Morte do compositor, pianista e violonista virtuoso espanhol Joaquín Rodrigo (25 anos)

Estreia do primeiro filme dos Beatles, “A Hardy Days Night” (60 anos) – conhecido no Brasil como os “Reis do I√™, I√™, I√™”

*As datas s√£o selecionadas pela equipe de pesquisadores do Projeto Efem√©rides, da Ger√™ncia de Acervo da Empresa Brasil de Comunica√ß√£o (EBC), que traz temas relacionados √† cultura, hist√≥ria, ci√™ncia e personalidades, sempre ressaltando marcos nacionais e regionais. A Ger√™ncia de Acervo tamb√©m atende aos pedidos de pesquisa do p√ļblico externo. Basta enviar um e-mail para centraldepesquisas@ebc.com.br.

 



Fonte: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil