Cultura

10ª Bienal de Dança do Ceará tem 65 apresentações no estado

10ª Bienal de Dança do Ceará tem 65 apresentações no estado

RÁDIO AGÊNCIA NACIONAL

Sete municípios cearenses, além da capital Fortaleza, recebem a partir desta quarta-feira a programação da 10ª Bienal Internacional de Dança do Ceará – De Par em Par. São 44 atrações de vários estados do país e grupos convidados da França e da Bélgica, que farão 65 apresentações artísticas pelos palcos do Ceará até 1º de novembro.

Além dos espetáculos estão previstas oficinas, seminários, exposições, residências e videocasts, compondo um rico intercâmbio de criação e formação entre os artistas participantes e as cidades por onde a Bienal vai circular.

As primeiras cidades a receberem os espetáculos são Juazeiro do Norte e Crato, localizadas na região do Cariri. O Teatro do Banco do Nordeste, que fica em Juazeiro, recebe nesta quarta e quinta-feira dois grupos cearenses de dança com os espetáculos “Água Viva” e “Floresta de Pedras”.

Já o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, no Crato, terá grupos do Ceará, do Rio de Janeiro, de Goiás e de São Paulo, se apresentando até o próximo sábado. O público da cidade recebe ainda um presente adicional, um concerto do projeto Ceará Sinfônico com apresentação da Orquestra, do Coral e do Grupo de Sopros e Percussão da Universidade Federal do Cariri, além do grupo Kariri Sax e da Orquestra Vila da Música.

Em Fortaleza, a abertura oficial da Bienal será na próxima sexta-feira, no Cineteatro São Luiz, a partir das 19h, com dois espetáculos. A São Paulo Companhia de Dança leva para o palco “Giselle – Ato II” e a Cisne Negro Cia. de Dança apresenta “Cisne em Movimento”, que traz um recorte de quatro trabalhos coreográficos do grupo. Há também apresentações em outros espaços como o Teatro José de Alencar e o Teatro do Dragão do Mar. Em paralelo, Paracuru, que fica na região metropolitana da capital, também recebe a programação na sexta e no sábado, com os grupos se apresentando em espaços ao ar livre, na Praça da Matriz.

Entre 26 e 31 de outubro a programação da Bienal passa ainda por mais quatro cidades: Pacatuba, Aracati, Baturité e Guaramiranga.

Na página oficial do evento, bienaldedanca.com, é possível consultar o calendário de cada dia.