Cidades

Prefeitura de Lagoa Seca realiza inspeção e garante maquinário para barragem com vazamento na zona rural

Prefeitura de Lagoa Seca realiza inspeção e garante maquinário para barragem com vazamento na zona rural

DECOM/PMLS

A Prefeitura de Lagoa Seca realizou na manhã desta terça-feira (26) uma visita técnica no sítio Caxangá, na zona rural do município, após a identificação de um vazamento em um açude da localidade.

Durante a inspeção, foi definida uma ação emergencial para reduzir os riscos de rompimento da barragem. O secretário de Agricultura e Abastecimento, Manuel Pereira, garantiu imediatamente a máquina retroescavadeira para abrir o sangradouro e fazer o rebaixamento da estrutura, diminuindo o volume de água acumulado no reservatório.

A medida busca evitar danos a pequenas barragens localizadas na região e garantir mais segurança para a população que vive nas proximidades.

Por sua vez, o proprietário do açude se comprometeu a contratar uma empresa especializada para executar serviços de vedação e contenção do vazamento na estrutura da barragem.

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) também solicitou o cadastramento do reservatório para acompanhamento e monitoramento da situação.

Participaram, além do secretário de Agricultura e Abastecimento, o coordenador da Defesa Civil Municipal, George Neemias, representantes da Defesa Civil Estadual, militares do Corpo de Bombeiros e a AESA.