PARAIBA.COM.BR
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), firmou um Acordo de Cooperação Técnica com a Circular Brain Plataforma Tecnológica de Economia Circular S/A para ampliar as ações de educação ambiental e incentivar o descarte ambientalmente adequado de resíduos eletroeletrônicos em todo o estado.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer a logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos, promovendo a conscientização da população sobre a importância da destinação correta desses materiais e contribuindo para a redução dos impactos ambientais provocados pelo descarte inadequado.
Entre as ações previstas no acordo estão a realização de atividades de educação ambiental voltadas à orientação da população sobre o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos sujeitos à logística reversa, a produção conjunta de materiais educativos e informativos, a ampliação dos Pontos de Entrega Voluntária Permanentes (PEVs) e a divulgação dos locais destinados ao recebimento desses equipamentos.
De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Adroilzo Fonseca, a parceria representa um importante avanço para o fortalecimento das políticas ambientais na Paraíba.
“Iniciativas dessa natureza são fundamentais para fortalecer a cultura da economia circular, ampliando a conscientização da sociedade sobre os impactos ambientais do descarte inadequado e incentivando a destinação ambientalmente adequada de equipamentos eletrônicos”, destacou o secretário.
A cooperação também vai ampliar o acesso da população às informações sobre os canais disponíveis para o descarte de equipamentos eletrônicos. Por meio do Sistema de Logística Reversa Circulare, os cidadãos poderão realizar gratuitamente o descarte de resíduos eletroeletrônicos em diferentes pontos de coleta espalhados pelo estado.
Atualmente, a Paraíba conta com 405 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) destinados ao recebimento de resíduos eletroeletrônicos, distribuídos em diversos municípios por meio da malha logística dos Correios e da Jadlog.




