Brasil

Aeroporto de Porto Alegre est√° fechado por tempo indeterminado

AGÊNCIA BRASIL

A concession√°ria do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, a Fraport Brasil‚ÄďPorto Alegre, negou que as opera√ß√Ķes do terminal¬†voltar√£o em setembro desde ano, conforme divulgado por alguns ve√≠culos de imprensa.¬†As instala√ß√Ķes do aeroporto e a pista de pouso foram inundadas desde o in√≠cio deste m√™s, ap√≥s as fortes chuvas que atingem o estado desde o fim de abril. O aeroporto continua¬†alagado.

Em nota, a Fraport Brasil diz que segue v√°lido at√© 30 de maio o documento com informa√ß√£o de restri√ß√Ķes aeron√°uticas chamado de NOTAM (sigla em ingl√™s para¬†Notice to Airman), ou Aviso para Aeronavegantes, emitido em 6 maio.

Apesar da data, a administradora informa ainda que as opera√ß√Ķes seguem suspensas por tempo indeterminado e n√£o deu previs√£o de quando voltar√£o. ‚ÄúNo momento, n√£o temos uma estimativa dos danos causados pela enchente. Ap√≥s as √°guas baixarem, teremos condi√ß√Ķes de avaliar em detalhes os impactos na infraestrutura aeroportu√°ria.‚ÄĚ

Brasília (DF) 06/05/2024 - Temporal no RS: Aeroporto de Porto Alegre suspende voos pelo menos até 30 de maio
Foto: Fraport/Divulgação
Brasília (DF) 06/05/2024 - Temporal no RS: Aeroporto de Porto Alegre suspende voos pelo menos até 30 de maio
Foto: Fraport/Divulgação

Temporal no RS: Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado- Fraport/Divulgação

A Fraport Brasil ressaltou que tem trabalhado¬†para viabilizar os voos comerciais para passageiros e cargas, em menor escala, a partir da Base A√©rea de Canoas, administrada pela For√ßa A√©rea Brasileira (FAB). ‚ÄúAtualmente, a Fraport Brasil recebeu a autoriza√ß√£o para operar cinco voos di√°rios‚ÄĚ, a partir da unidade militar, esclareceu o comunicado.

A orientação aos passageiros que adquiriram bilhetes aéreos com destino final no Rio Grande do Sul é para que entrem em contato com a companhia aérea. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)  determinou que não haverá custo para remarcação de voos com prazo de até um ano a partir da data original. O reembolso ou crédito por cancelamento de voos com destino final alterado deverá ser total, sem cobrança de taxas. 

Companhias aéreas  

Diante do fechamento do Aeroporto Salgado Filho, a Associa√ß√£o Brasileira das Empresas A√©reas (Abear) afirmou o compromisso de garantir a conectividade do estado com as demais regi√Ķes do pa√≠s, observando a demanda, as condi√ß√Ķes operacionais e de seguran√ßa e a disponibilidade de frota.

No 7¬ļ Boletim da Abear¬†sobre a situa√ß√£o no Rio Grande do Sul, a entidade garante que as companhias ampliaram, em um plano emergencial em conjunto com o governo federal, a oferta de voos e assentos para o Rio Grande do Sul, elevando de 7 mil para 17 mil por semana o total de assentos dispon√≠veis em seis aeroportos localizados no interior do RS, al√©m dos 3 mil ofertados para Santa Catarina.

Por fim, a Abear aguarda a adequação da infraestrutura da Base Aérea de Canoas para aumentar a oferta também nesta unidade militar.

Aeroportos regionais

Nesta quarta-feira (15), treze aeroportos regionais operam normalmente no interior do Rio Grande do Sul.

De acordo com boletim do governo estadual publicado nesta quarta-feira (15), sobre os servi√ßos de infraestrutura do RS, os aeroportos que est√£o operando pousos e decolagens normalmente s√£o os munic√≠pios de Canela, Cap√£o da Canoa, Carazinho, Erechim, Passo Fundo, Rio Grande, Santo √āngelo, Torres, Bag√©, Pelotas, Uruguaiana, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul.

Nas √ļltimas semanas, a Base A√©rea de Canoas, na regi√£o metropolitana da capital ga√ļcha, tamb√©m tem recebido voos com doa√ß√Ķes¬†√†s v√≠timas das chuvas e para o transporte de agentes p√ļblicos, como bombeiros, profissionais de sa√ļde volunt√°rios, servidores p√ļblicos e jornalistas que viajam ao estado.