RĆDIO AGĆNCIA NACIONAL
O paĆs ganhou mais um espaƧo para a produção de filmes nacionais. Em Salvador, acaba de inaugurar a Bahia Filmes, a primeira empresa pĆŗblica estadual de produção audiovisual.
A nova instituição, que passa a funcionar no edifĆcio Oscar Cordeiro, no bairro do ComĆ©rcio, vai ampliar as oportunidades para produtores, realizadores e empreendimentos cinematogrĆ”ficos baianos.
Ela estÔ vinculada à Secretaria Estadual de Cultura e serÔ responsÔvel por captação de investimentos, além do apoio à distribuição de obras e ao desenvolvimento de novos negócios no segmento do audiovisual da Bahia.
A expectativa é que a Bahia Filmes também atue em outras frentes, como a atração de produções para o território baiano, a formação profissional, a promoção de talentos e empresas do setor e o desenvolvimento de novos negócios no estado.
O SecretƔrio Estadual de Cultura, Bruno Monteiro, destaca como a Bahia Filmes vai fortalecer a cadeia produtiva do audiovisual.
Ā “O audiovisual que Ć© memória, o audiovisual que Ć© identidade, o audiovisual que Ć© um vetor de crescimento e desenvolvimento econĆ“mico. E Ć© nisso tudo que nós apostamos ao criarmos essa empresa, que vem para potencializar, para organizar, para fomentar, para fazer circular as obras baianas e projetar cada vez mais todas as riquezas dos profissionais, dos cenĆ”rios, das histórias, de tudo aquilo que a Bahia produz.”
Segundo o Governo do estado, recursos no valor de 46 milhões de reais serão destinados à comercialização de obras audiovisuais e ao Programa Arranjos Regionais Bahia, realizado em parceria com o Ministério da Cultura e a Fundação Cultural do Estado.
No site bahiafilmes.ba.gov.br jĆ” Ć© possĆvel cadastrar os dados como pessoa fĆsica ou jurĆdica para participar das iniciativas da instituição. Ć só acessar o link SUAV ā Sistema Unificado do Audiovisual.
A pÔgina jÔ disponibilizou o primeiro edital para seleção de 10 projetos, com aportes entre 200 mil reais e 400 mil reais por proposta, que serão destinados exclusivamente às estratégias de comercialização das obras, contemplando ações como planejamento de lançamento, divulgação, marketing, promoção e distribuição.
Na terça-feira (30), começam as inscrições para os três editais do Programa Arranjos Regionais Bahia. JÔ na quarta-feira (1º), serÔ aberto o edital de Recursos Próprios da Bahia Filmes.
Juntos, os investimentos contemplam ações nas Ôreas de formação, difusão, pesquisa e comercialização de obras audiovisuais.
Ā


