Brasil

Caminhos da Reportagem revela os desafios da agricultura familiar

Caminhos da Reportagem revela os desafios da agricultura familiar


AGÊNCIA BRASIL

O programa Caminhos da Reportagem que a TV Brasil leva ao ar neste domingo (19), √†s 22h, percorreu o pa√≠s para conferir iniciativas de produ√ß√£o sustent√°vel de alimentos, uma das vertentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Esse tipo de agricultura ganhou for√ßa nos √ļltimos anos a ponto de transformar o MST no maior produtor de arroz org√Ęnico da Am√©rica Latina, segundo o Instituto Rio Grandense de Arroz.

Criado há 40 anos, o MST luta pela reforma agrária no Brasil. Nesse período, pelos cálculos do movimento, cerca de 450 mil famílias conquistaram seu pedaço de chão. A produção sustentável de alimentos é outra pauta do MST.

No Rio Grande do Sul, a equipe do Caminhos da Reportagem esteve em Eldorado do Sul e em Viamão, ambas na região metropolitana de Porto Alegre. A repórter Ana Graziela Aguiar conheceu propriedades que plantam arroz e viu, de perto, o que é a produção sustentável.

‚ÄúEsse assentamento foi implantado em 1998. Ou seja, h√° mais de 25 anos. E eu fa√ßo com muito amor um alimento que √© limpo, puro e saud√°vel‚ÄĚ, enfatizou o agricultor Osmar de Moura.

CAMINHOS DA REPORTAGEM - Caminhos da Reportagem revela os desafios da agricultura familiar. ‚Äď O agricultor Osmar de Moura ressalta as qualidades do produto org√Ęnico. Frame: TV Brasil
CAMINHOS DA REPORTAGEM - Caminhos da Reportagem revela os desafios da agricultura familiar. ‚Äď O agricultor Osmar de Moura ressalta as qualidades do produto org√Ęnico. Frame: TV Brasil

Agricultor Osmar de Moura ressalta as qualidades do produto org√Ęnico – Frame: TV Brasil

O problema √© que as cidades ga√ļchas est√£o entre as mais afetadas pela trag√©dia clim√°tica. Ap√≥s a grava√ß√£o, a equipe de reportagem voltou a conversar com o Osmar, que est√° em seguran√ßa, mas com a lavoura debaixo d‚Äô√°gua. ‚ÄúVirou tudo arroz inundado. Arroz que, se a natureza tivesse deixado, iria para o pacote‚ÄĚ, explica.

Os temporais deste m√™s causaram mortes, deixaram dezenas de milhares de pessoas sem lar, destru√≠ram planta√ß√Ķes e reviraram casas. O tamb√©m agricultor Tubiano Molinari foi outro a conversar com a produ√ß√£o do programa antes e depois da trag√©dia. E se no primeiro momento ele comemorava a colheita, no segundo lamentava as consequ√™ncias das fortes chuvas. ‚ÄúPerdemos uma vida [de trabalho]. Mas n√≥s somos fortes, guerreiros e vamos reconstruir‚ÄĚ, tentava se animar.

Al√©m de cidades ga√ļchas, a TV Brasil esteve nos munic√≠pios de Casserengue (PB) e Iaras (SP). No munic√≠pio paulista, a 300 quil√īmetros da cidade de S√£o Paulo, a estrela da produ√ß√£o √© o Caf√© da Cec√≠lia. E quem contou a hist√≥ria do plantio foi a pr√≥pria Cec√≠lia.¬†

‚ÄúN√≥s recebemos o s√≠tio em 2005 e come√ßamos a plantar as primeiras mudas em 2006. Mas n√£o √© que a gente vive sossegado, porque o caf√© d√° muito gasto e exige muita m√£o de obra. √Č que a gente √© teimoso e gosta de trabalhar com caf√©‚ÄĚ, disse a agricultora.

CAMINHOS DA REPORTAGEM - Caminhos da Reportagem revela os desafios da agricultura familiar. ‚Äď O agricultor Tubiano Molinari lamenta as perdas, mas tem f√© na reconstru√ß√£o.  Frame: TV Brasil
CAMINHOS DA REPORTAGEM - Caminhos da Reportagem revela os desafios da agricultura familiar. ‚Äď O agricultor Tubiano Molinari lamenta as perdas, mas tem f√© na reconstru√ß√£o.  Frame: TV Brasil

Agricultor Tubiano Molinari lamenta as perdas, mas tem fé na reconstrução  Frame: TV Brasil

J√° na pequena cidade de Casserengue, no agreste da Para√≠ba, o destaque √© a cria√ß√£o de cabras. Com elas, os agricultores produzem leite, queijo e at√© iogurte. S√≥ que o come√ßo do processo, lembram os moradores da regi√£o, foi desafiador. ‚ÄúFoi muita luta. A gente ficou debaixo de barraca, mas conseguiu terra para trabalhar‚ÄĚ, se orgulha o agricultor Peu Ferreira Lima.

‚ÄúQual foi o pontap√© inicial da gente? A necessidade de n√£o abandonar nossa terra e de mostrar que a reforma agr√°ria d√° certo. A caprinocultura veio solucionar a necessidade de gera√ß√£o de receita e mostrar que o Deus que tem em S√£o Paulo e no Rio de Janeiro √© o mesmo que tem em Casserengue‚ÄĚ, resume o t√©cnico agropecu√°rio Augusto Belarmino de Souza.

Ficha técnica
Reportagem: Ana Graziela Aguiar e Priscila Kerche
Reportagem cinematogr√°fica: Gilmar Vaz, Gilvan Alves e JM Barboza
Auxílio técnico: Eduardo Domingues, Marcelo Vasconcelos e Rafael Calado
Apoio à reportagem cinematográfica: Sigmar Gonçalves
Produ√ß√£o: Patr√≠cia Ara√ļjo
Edição de texto: Paulo Leite
Edição de imagem e finalização: André Eustáquio
Design: Caroline Ramos
Videografismo: Alex Sakata

Sobre o programa

Produção jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.

No ar h√° mais de uma d√©cada, o Caminhos da Reportagem √© uma das atra√ß√Ķes jornal√≠sticas mais premiadas n√£o s√≥ do canal, como tamb√©m da televis√£o brasileira. Para contar grandes hist√≥rias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada pauta.

Sa√ļde, economia, comportamento, educa√ß√£o, meio ambiente, seguran√ßa, presta√ß√£o de servi√ßos, cultura e outros tantos temas s√£o abordados de maneira √ļnica, levando conte√ļdo de interesse para a sociedade pela telinha da emissora p√ļblica.

Quest√Ķes atuais e pol√™micas s√£o tratadas com profundidade e seriedade pela equipe de profissionais do canal. O trabalho minucioso e bem executado √© reconhecido com diversas premia√ß√Ķes relevantes no meio jornal√≠stico.

Exibido aos domingos, √†s 22h, o Caminhos da Reportagem disponibiliza as mat√©rias especiais no site http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem e no YouTube da emissora p√ļblica em https://www.youtube.com/tvbrasil. As edi√ß√Ķes anteriores tamb√©m est√£o no aplicativo TV Brasil Play, dispon√≠vel nas vers√Ķes Android e iOS, e no site https://tvbrasilplay.com.br/.

Serviço
Caminhos da Reportagem ‚Äď domingo, dia 19/05, √†s 22h, e segunda-feira, dia 20/05, √†s 2h30, na TV Brasil
Facebook ‚Äď https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter ‚Äď https://twitter.com/TVBrasil
Instagram ‚Äď https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube ‚Äď https://www.youtube.com/tvbrasil
TikTok ‚Äď https://www.tiktok.com/@tvbrasil