Brasil

Comitiva de ministros ir√° ao RS na sexta-feira (3) por causa de chuvas

AGÊNCIA BRASIL

Uma comitiva de ministros ir√° visitar o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (3). O estado enfrenta fortes temporais que j√° deixaram dez¬†mortos e 21 pessoas desaparecidas. De acordo com balan√ßo divulgado pela Defesa Civil do estado, na manh√£ desta quarta-feira (1¬ļ), 104 munic√≠pios foram afetados, 1.431 pessoas est√£o desalojadas e 1.145 foram levadas para abrigos.

O an√ļncio da ida da comitiva foi feito pelo ministro da Secretaria de Comunica√ß√£o Social da Presid√™ncia da Rep√ļblica, Paulo Pimenta, em uma rede social.¬†

“Sob determina√ß√£o do presidente Lula, vamos ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, em comitiva de ministros, para refor√ßar a ajuda humanit√°ria que o Governo Federal tem prestado √†s fam√≠lias atingidas pelas chuvas e conversar com as prefeituras. Estivemos ao lado do povo ga√ļcho no ano passado, com o in√≠cio das chuvas na regi√£o e seguiremos firmes com o nosso compromisso de enfrentarmos mais esse desafio clim√°tico unidos”, escreveu.

O governador Eduardo Leite e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversaram nessa terça-feira (30) por telefone. Nas redes sociais, o presidente informou que determinou aos ministérios da Integração e Desenvolvimento Regional, da Defesa e da Comunicação Social que atuem no estado. 

Já Leite solicitou o envio de ajuda, principalmente de helicópteros, para resgate de famílias ilhadas em suas casas em razão das enchentes.

Os temporais castigam o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29) e a previsão da Defesa Civil é que o volume de chuvas continue elevado até a próxima sexta-feira (3). Estradas foram bloqueadas, escolas foram danificadas e suspenderam aulas e há municípios com problemas no abastecimento de água, energia elétrica e telefonia.