Economia

Embratur e Google firmam parceria para digitalizar turismo

Embratur e Google firmam parceria para digitalizar turismo


AGÊNCIA BRASIL

Para fortalecer a presença digital de micro, pequenas e médias empresas do setor de turismo, incluindo restaurantes, hotéis e agências de viagem, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) firmou hoje (13), no Rio de Janeiro, uma parceria com o Google.

A iniciativa oferece workshops e conte√ļdos sobre boas pr√°ticas para melhorar a competitividade dos produtos e servi√ßos desses neg√≥cios. As a√ß√Ķes ser√£o divulgadas no site do EmbraturLAB, laborat√≥rio de inova√ß√£o da Embratur, visando fomentar o crescimento do turismo brasileiro, come√ßando pelo Rio.

O projeto ‚ÄúConecte, engaje e d√™ seus pr√≥ximos passos com o Google‚ÄĚ foi apresentado no Sheraton Hotel, em S√£o Conrado. A parceria prev√™, al√©m de workshops com dicas para uso de ferramentas do Google ‚Äď como card√°pio digital e reserva de mesas direto pelo aplicativo ‚Äď, a capacita√ß√£o de empreendedores para melhor recepcionar visitantes de outros pa√≠ses, fornecendo, por exemplo, informa√ß√Ķes e menu em mais de um idioma.

Os empres√°rios interessados em fortalecer sua presen√ßa digital poder√£o acessar o site do EmbraturLAB e, nele, ter acesso a treinamentos e tutoriais. As d√ļvidas poder√£o ser tiradas atrav√©s do e-mail embraturlab@embratur.com.br.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, considera positiva a parceria entre a ag√™ncia e a gigante tecnol√≥gica. ‚Äú√Č extremamente importante. Embratur e Google est√£o h√° um ano fazendo essa parceria e os primeiros resultados come√ßam a aparecer‚ÄĚ disse.

Freixo afirmou, tamb√©m, que a coopera√ß√£o ‚Äún√£o √© importante s√≥ para o Google e para a Embratur, √© importante para cada dono de bar, para cada dono de restaurante, de hotel, para as ag√™ncias de viagens e para todos esses operadores que na ponta recebem esses turistas estrangeiros. Qualquer turista hoje, quando vai visitar um lugar, primeiro ele visita atrav√©s da tecnologia, atrav√©s do seu computador‚ÄĚ, afirmou.

Ele destacou que a digitalização dos destinos turísticos e dos empreendimentos também ajuda os turistas interessados a visitar o Brasil, conhecendo um pouco do que eles terão à disposição no país.

‚ÄúEsse √© o objetivo: fazer com que mais turistas estrangeiros venham para c√°, que [isso] gere mais emprego e renda, e que nossa ponta do turismo [com] nossos donos de bares, restaurantes e hot√©is esteja capacitada para esse mundo digital‚ÄĚ, observou.

Parceria

Para o diretor de parcerias do Google, Newton Neto, a união entre a Embratur e o Google tem como pilares a promoção internacional dos destinos brasileiros e a chance de equipar os pequenos e médios empreendedores do trade no que se refere a criar uma presença online.

‚ÄúTer uma presen√ßa robusta na internet faz com que pessoas que est√£o interessadas em visitar destinos, que buscam por um restaurante, um hotel, um passeio, encontrem esses empreendimentos facilmente no Google Maps e na busca do Google. E capacitar esse setor √© fundamental para que eles cres√ßam o seu neg√≥cio‚ÄĚ, explicou.

‚ÄúA parceria entre Embratur e Google √© um passo importante para impulsionar a digitaliza√ß√£o das pequenas e m√©dias empresas de turismo no Brasil. Ao fornecer ferramentas, capacita√ß√£o e visibilidade, essa iniciativa oferece aos empreendedores a oportunidade de expandir seus neg√≥cios, alcan√ßar novos mercados e fortalecer a economia local, promovendo um setor mais competitivo e conectado‚ÄĚ, acrescentou Neto.

Bafo da Prainha

Os vídeos da ação piloto da parceria foram lançados durante o evento e promoveram a digitalização do restaurante Bafo da Prainha, com apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (Abrasel-RJ).

Focados no perfil empresarial de Raphael Vidal e na operação do restaurante, os vídeos em formato de vlog  apresentam, de forma leve e divertida, o processo dos workshops e destacam as mudanças implementadas nos perfis do Google Meu Negócio do Bafo da Prainha.

‚ÄúSe eu soubesse um pouquinho antes, a gente teria decolado mais r√°pido. Participar deste movimento com o Google e com a Embratur foi important√≠ssimo e os resultados j√° aparecem. Consigo trabalhar o turismo local e ver as informa√ß√Ķes no nosso painel, como reservas e pre√ßos. Isso foi uma vantagem enorme para a gente‚ÄĚ, afirmou Raphael.

O presidente da Abrasel/RJ, Pedro Hermeto, destacou a import√Ęncia da parceria para o segmento de bares e restaurantes. ‚ÄúA Abrasel tem por objetivo dar a m√£o para o empres√°rio na jornada dele, desde o nascimento at√© o desenvolvimento do neg√≥cio. Contando com o Google, por interm√©dio da Embratur, a gente √© capaz de abrir oportunidades para esses empres√°rios que t√™m dificuldade de recursos humanos e financeiros para acessar essas ferramentas tecnol√≥gicas‚ÄĚ, destacou.

Sobre o projeto come√ßar pelo Rio de Janeiro, Freixo lembrou que a capital do estado do Rio √© ‚Äúa grande porta de entrada do Brasil e o lugar mais conhecido‚ÄĚ. ‚ÄúNenhuma cidade do mundo tem esse design que o Rio de Janeiro tem, esse espet√°culo de natureza, de cultura, tudo ao mesmo tempo, ent√£o √© a cidade mais conhecida, a cidade brasileira mais conhecida do mundo e a gente come√ßa por aqui, mas o objetivo √© chegar no Brasil inteiro‚ÄĚ, antecipou.¬†

Já o presidente da Riotur, Patrick Corrêa, falou de outros projetos que têm ajudado a melhorar a experiência turística no Rio, através de parceria com o laboratório de inovação da Embratur.

‚ÄúRealizamos constantes parcerias com o EmbraturLAB e uma das que trazem bons resultados s√£o as pesquisas de satisfa√ß√£o do turista por meio QR Code. Elas nos mostram a percep√ß√£o deles durante a estadia aqui e permitem que os setores p√ļblico e privado trabalhem em conjunto na capta√ß√£o e na consolida√ß√£o do Rio como destino‚ÄĚ, finalizou.