Brasil

Força-tarefa extingue 30 pontos de queimada no Pantanal, diz Marina

Força-tarefa extingue 30 pontos de queimada no Pantanal, diz Marina


Da Redação com Agência Brasil

Após participar de reunião, nesta quarta-feira (10), da sala de situação criada pelo governo federal para tratar das queimadas e secas no país, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou que foram extintos 30 pontos de queimada dos 54 existentes na região do Pantanal. 

‚ÄúN√≥s temos ainda 24 inc√™ndios que est√£o ativos, dos quais 13 j√° est√£o controlados. E mais ou menos tr√™s que surgiram agora, que estamos planejando como fazer com que¬†tenham tamb√©m frente de brigadas.‚ÄĚ

De acordo com o secretário extraordinário de Controle de Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial, André de Lima, o esforço segue para que, nos próximos 30 dias, os focos fiquem abaixo dos índices da maior queimada já registrada no bioma, em 2020.

Apesar do m√™s de junho¬†ter apresentado √≠ndices maiores do que naquele ano, a expectativa √© que isso seja revertido e se consolide em uma √°rea queimada abaixo do total de 3,6 milh√Ķes de hectares alcan√ßado h√° quatro anos.

‚Äú√Č poss√≠vel que nas pr√≥ximas semanas essa curva j√° cruze¬†aquele patamar dos altos √≠ndices de 2020, ou seja, apontando para um √≠ndice menor do que 2020. Ent√£o, n√≥s estamos mantendo o esfor√ßo total nessas frentes, e a meta √© essa, fazer com que a curva agora n√£o suba, que ela seja revertida ou se estabilize para um patamar muito inferior.‚ÄĚ

Segundo a ministra, esse¬†j√° pode ser considerado o in√≠cio de uma estabiliza√ß√£o, resultante da for√ßa-tarefa empreendida por v√°rias frentes do governo federal e dos governos estaduais do Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. Marina informou que atualmente trabalham no enfrentamento ao fogo 830 profissionais do governo federal, 15 aeronaves, 15 embarca√ß√Ķes e 3 bases nos munic√≠pios de Corumb√°, Pocon√© e Porto Concei√ß√£o.

Atuam nas frentes brigadistas Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), militares da Marinha, Exército e Aeronáutica em cooperação com o Corpo de Bombeiros dos estados.

‚ÄúN√≥s temos j√° cerca de 395 horas de voo envolvidas nessas opera√ß√Ķes. Temos um esfor√ßo muito grande em rela√ß√£o aos locais¬†que s√£o de dif√≠cil acesso, mas com o refor√ßo que vem sendo dado pelas aeronaves, pelos helic√≥pteros, isso tem ajudado muito a que as nossas equipes ganhem velocidade e efetividade na abordagem em rela√ß√£o ao fogo.‚ÄĚ

Investiga√ß√Ķes

Sobre as investiga√ß√Ķes feitas pela Pol√≠cia Federal, a ministra informou que 20 abordagens ocorreram¬†em locais onde houve identifica√ß√£o de in√≠cio dos focos, para encaminhamento dos trabalhos em conjunto com os Minist√©rios P√ļblicos e pol√≠cias estaduais. ‚ÄúA partir da√≠ teremos processos de indiciamento‚ÄĚ, disse.

Marco regulatório

Marina destacou ainda o esforço nacional em relação a novos marcos regulatórios ambientais, como as medidas provisórias para reduzir o interstício para a contratação de brigadistas e para que pilotos estrangeiros possam pilotar aeronaves em território brasileiro.

A aprovação do projeto de lei (PL) do manejo do fogo, agora em fase de regulamentação pelo governo federal, também foi citada pela ministra.

‚ÄúEstamos agora fazendo toda uma for√ßa-tarefa voltada para o Parque Nacional [Matogrossensse], que √© responsabilidade nossa e que tivemos ali um aumento de inc√™ndio e que estamos agora mobilizando equipes para refor√ßar a abordagem dentro do parque‚ÄĚ, destacou Marina.



Fonte: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil