Brasil

Local onde encontraram material radioativo furtado n√£o foi contaminado

Local onde encontraram material radioativo furtado n√£o foi contaminado


Da Redação com Agência Brasil

O terreno onde foi localizada nesta sexta-feira (5) a embalagem de parte do material radioativo furtado em São Paulo não foi contaminado. O local, um desmanche abandonado de carros, fica na Cidade Tiradentes, bairro da zona leste da capital paulista. 

Por não apresentar risco à população, a área já foi liberada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que examinou o local na sexta-feira e na manhã deste sábado (6). O Corpo de Bombeiros, que auxiliou no exame do local, chegou a utilizar roupas especiais de proteção (Tyvek). 

No terreno foi encontrado apenas o balde aberto e a tampa. O conte√ļdo, a blindagem de um gerador de 99Mo/99mTc (molibd√™nio/tecn√©cio) exaurido, n√£o foi localizado. Ainda est√£o desaparecidos outros tr√™s baldes com blindagens de geradores 99Mo/99mTc exauridos, e um quinto balde onde h√° um gerador 68Ge/68Ga (germ√Ęnio/g√°lio) ativo. O balde e a tampa encontrados foram levados para o Instituto de Pesquisas Energ√©ticas e Nucleares (Ipen).¬†

De acordo com a Secretaria de Seguran√ßa P√ļblica (SSP), as investiga√ß√Ķes permanecem na 49¬ļ DP, que realiza dilig√™ncias visando √† identifica√ß√£o da autoria do furto e recupera√ß√£o total da carga.

O material radioativo estava em uma picape Volkswagen Saveiro furtada na madrugada do dia 30 de junho.

‚ÄúSegundo o C√≥digo de Conduta em Seguran√ßa de Fontes Radioativas da Ag√™ncia Internacional de Energia At√īmica (Iaea), a fonte [os geradores], por sua baixa atividade, se enquadra na categoria 4, representando risco radiol√≥gico muito baixo para a popula√ß√£o e o meio ambiente‚ÄĚ, esclareceu em nota a Comiss√£o Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

De acordo com a comiss√£o, apesar da baixa atividade da fonte, a manipula√ß√£o inadequada e de forma constante pode causar danos √† sa√ļde da pessoa que manusear os objetos.

Segundo a CNEN, o veículo furtado estava sendo utilizado pela empresa de transporte Medical Ald, que tem Plano de Proteção Radiológica para Transporte aprovado pela Comissão. A empresa de transporte estava à serviço da R2pharma Radiofarmácia Centralizada Ltda.

‚ÄúSegundo relatos, o ve√≠culo transportava a fonte geradora de radiof√°rmacos rumo √†s cidades de Curitiba e Blumenau (SC) para uso m√©dico. A fonte de Germ√Ęnio/G√°lio (68Ge/68Ga) foi fabricada pela empresa Eckert & Ziegler‚ÄĚ, disse a CNEN.

‚ÄúConsta que, por imprud√™ncia do motorista, que decidiu levar o autom√≥vel para local diverso do p√°tio seguro onde o ve√≠culo deveria ficar abrigado durante √† noite, o ve√≠culo foi furtado‚ÄĚ, acrescentou a comiss√£o.

No momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo estavam sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante. 

‚ÄúAlertamos a popula√ß√£o para, caso encontre o material radioativo, mantenha dist√Ęncia segura e contacte imediatamente a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e tamb√©m a pol√≠cia‚ÄĚ, informa a CNEN.



Fonte: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil