Política

Lula recebe credenciais de oito novos embaixadores

Lula recebe credenciais de oito novos embaixadores


AGÊNCIA BRASIL

O presidente Luiz In√°cio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira (22) as credenciais de oito novos embaixadores no Brasil. As cerim√īnias reservadas come√ßaram por volta das 10h, no Pal√°cio do Planalto, em Bras√≠lia, com a apresenta√ß√£o do embaixador da S√©rvia, Aleksandar Ristińá. O √ļltimo a entregar seus documentos foi o embaixador do Ir√£, Abdollah Nekounam Ghadirli, por volta das 12h.

‚ÄúRecebi o Embaixador da S√©rvia, Aleksandar Ristińá, para apresenta√ß√£o de suas cartas credenciais. E de surpresa ele trouxe o s√©rvio mais brasileiro e famoso do nosso pa√≠s [o ex-jogador de futebol, Dejan Petkovic, que atuou no Brasil] ‚ÄĚ, escreveu Lula, em publica√ß√£o nas redes sociais.

Tamb√©m est√£o habilitados a despachar no pa√≠s os representantes da Eslov√°quia, Katar√≠na Tomkov√°; do Timor-Leste, Maria √āngela Carrascal√£o; de Botsuana, Benetia Chingapane; da Ge√≥rgia, Zurab Mchedlishvili; de Ruanda, Lawrence Manzi; e do Benim, Boniface Vignon.

Tradicionalmente, os governos fazem consulta ao país no exterior sobre a indicação de um novo embaixador para atuar em seu território. Na diplomacia, essa consulta é chamada de agrément, que pode ser concedido ou não. O embaixador, então, assume o posto após a entrega de documentos enviados pelo presidente de seu país ao governo do país onde atuará.

A apresenta√ß√£o das cartas credenciais ao presidente da Rep√ļblica √© uma formalidade que aumenta as prerrogativas de atua√ß√£o do diplomata no Brasil. Caso a credencial n√£o seja recebida pelo presidente, o embaixador n√£o pode representar seu pa√≠s em audi√™ncias ou solenidades oficiais, por exemplo.