Brasil

Mais de 400 toneladas de donativos s√£o enviadas ao Rio Grande do Sul

AGÊNCIA BRASIL

Duas aeronaves KC-390 Millennium, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1¬į GTT), Esquadr√£o Zeus da For√ßa A√©rea Brasileira (FAB), decolaram, neste s√°bado (11), √†s 7h30, da¬†Base A√©rea de Bras√≠lia, transportando cerca de 40 toneladas de itens doados, 20 em cada aeronave, em dire√ß√£o √† Base A√©rea de Canoas (RS).

Brasília (DF) 11/05/2024 400 toneladas de donativos sairam da Base Aérea de Brasília com destino ao Rio Grande do Sul, embarcadas em uma aeronoave KC-30 e em 20 carretas do Exército e de empresas voluntárias. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Brasília (DF) 11/05/2024 400 toneladas de donativos sairam da Base Aérea de Brasília com destino ao Rio Grande do Sul, embarcadas em uma aeronoave KC-30 e em 20 carretas do Exército e de empresas voluntárias. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Mais de 400 toneladas de donativos saem da Base Aérea de Brasília com destino ao Rio Grande do Sul РFabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

De acordo com a FAB, além disso, por meio da Campanha Todos Unidos pelo Sul, 380 toneladas de alimentos e materiais doados estão sendo levados por 19 carretas do Exército e de empresários voluntários, que se disponibilizaram a ajudar no transporte via terrestre. Conforme a FAB, a ação conjunta vai viabilizar a chegada ao estado de mais de 425 toneladas de itens.

Desde o dia 30 de abril,¬†a FAB atua na Opera√ß√£o Taquari 2¬†por meio da coordena√ß√£o do Comando de Opera√ß√Ķes Aeroespaciais (Comae). Nos locais, faz o resgate de atingidos, como tamb√©m arrecada¬†e transporta¬†donativos em apoio √† popula√ß√£o atingida pelas enchentes.

Ajuda pelo mar

Em outra a√ß√£o, o Navio Aer√≥dromo Multiprop√≥sito (NAM) Atl√Ęntico, o maior navio de guerra da Am√©rica Latina, considerado pela Marinha como o seu principal meio naval, atracar√° hoje, √†s 14h, no munic√≠pio de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, junto com a Fragata Defensora. De acordo com a for√ßa, a chegada das embarca√ß√Ķes vai multiplicar a ajuda que vem sendo prestada pelos fuzileiros navais no estado.

Segundo a Marinha, com o navio e a fragata, chegar√£o 1.350 militares, 154 toneladas de donativos, 38 viaturas do Grupamento de Fuzileiros Navais em Apoio √† Defesa Civil, 24 embarca√ß√Ķes de pequeno e m√©dio porte, tr√™s helic√≥pteros, al√©m de duas esta√ß√Ķes m√≥veis para tratamento de √°gua, capazes de produzir um total de 20 mil litros de √°gua pot√°vel por hora.

‚ÄúN√≥s vamos abrir novas frentes de trabalho, como por exemplo a desobstru√ß√£o de vias, a produ√ß√£o de √°gua pot√°vel, a distribui√ß√£o dessa √°gua como tamb√©m alimentos. Tamb√©m teremos muito mais mobilidade aqu√°tica. As esta√ß√Ķes de tratamento de √°gua t√™m a capacidade de transformar √°gua n√£o tratada em √°gua pot√°vel ideal para o consumo humano e de produzir 20 mil litros por hora‚ÄĚ, disse o capit√£o de mar e guerra Dirlei Donizete, comandante do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Apoio √† Defesa Civil, em v√≠deo divulgado pela Marinha.