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Orquestra Santoro completa 45 anos de histórias e saudades

Orquestra Santoro completa 45 anos de histórias e saudades


Da Redação com Agência Brasil

Neste ano, a Orquestra Sinf√īnica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS), de Bras√≠lia, comemora 45 anos. Para celebrar a data, o Caminhos da Reportagem entrevistou m√ļsicos que fizeram e fazem parte dessa hist√≥ria.

A OSTNCS fez ¬†concerto inaugural no dia 6 de mar√ßo de 1979, sob as batutas do maestro Claudio Santoro, um dos maiores compositores eruditos do Brasil e com grande reconhecimento internacional. Em 1978, Santoro havia sido convidado para fundar o Departamento de M√ļsica da Universidade de Bras√≠lia e a orquestra do Teatro Nacional. Para assumir a miss√£o em Bras√≠lia, Santoro deixou o ex√≠lio na Alemanha, para onde foi durante a ditadura.

Gisele Santoro, vi√ļva do maestro, conta que foi o idealismo de Santoro que os trouxe de volta para o Brasil. Ele tinha o sonho de trazer para c√° iniciativas de excel√™ncia, como tinha conhecido no exterior. ‚ÄúMor√°vamos muito bem, ele ganhava muito bem, era super respeitado. Tinha uma carreira internacional pela Europa e eu tamb√©m uma carreira de dan√ßa, escola de dan√ßa, fazia espet√°culos.. Ele deixou tudo isso para tr√°s, porque viu a possibilidade de uma universidade nova em Bras√≠lia, de realmente ser implantada uma coisa de alto n√≠vel‚ÄĚ, relembra Gisele.

Primeiros Anos

Beth Ernest Dias, flautista aposentada da orquestra, conta que, nos primeiros anos, existia uma vontade dos m√ļsicos de corresponder √†quelas exig√™ncias musicais que o maestro Santoro tinha. ‚ÄúEle nos fez tocar todas as sinfonias de Tchaikovsky, todas as sinfonias de Mozart, todas de Beethoven. √Č o repert√≥rio de base que faz com que uma orquestra construa a sua pr√≥pria sonoridade. E a sonoridade de uma orquestra √© algo intoc√°vel, por√©m muito valioso‚ÄĚ, conta.

Clinaura Mac√™do, violinista aposentada da OSTNCS, ressalta o prest√≠gio que Santoro tinha e como ele foi capaz de trazer grandes nomes para tocar com a orquestra, em Bras√≠lia. ‚ÄúNesse per√≠odo, ainda em 1979, a orquestra nascendo, Jacques Klein veio tocar conosco. Foi um dos pianistas mais importantes do Brasil, reconhecido internacionalmente. Em 1980, veio Nelson Freire, um dos cinco pianistas mais importantes do mundo. Veio ainda Jean-Pierre Rampal, o maior flautista do mundo, franc√™s. Al√©m de tr√™s compositores do primeiro patamar do Brasil: Camargo Guarnieri, Guerra Peixe e Francisco Mignone‚ÄĚ.

Santoro permaneceu na orquestra do Teatro Nacional, com um breve per√≠odo de interrup√ß√£o, at√© 1989, quando faleceu no palco, diante dos m√ļsicos, durante um ensaio. Com a morte do maestro, o teatro foi rebatizado, recebendo o nome de Teatro Nacional Claudio Santoro. Ent√£o, quem assumiu as batutas foi Silvio Barbato, um jovem maestro de 29 anos que era bra√ßo-direito de Santoro.

Barbato teve duas passagens como maestro da OSTNCS, de 1989 a 1992 e de 1999 a 2006. Tragicamente, em 2009, Barbato desapareceu, aos 50 anos, no voo 447 da Air France que sobrevoava o Oceano Atl√Ęntico.

Memória

Mirian Gomes, que trabalhou como coordenadora administrativa da orquestra no final dos anos 1980 e in√≠cio dos 90, se emociona ao lembrar da conviv√™ncia com os dois maestros. ‚ÄúA conviv√™ncia com o maestro Santoro foi maravilhosa. Eu tive essa experi√™ncia de trabalhar com uma pessoa do n√≠vel dele, como se eu estivesse trabalhando com algum outro compositor, Beethoven… sei l√°. E o Silvio Barbato, quer dizer, ele tinha idade para ser meu filho, era uma pessoa doce. Essa √© a lembran√ßa que eu tenho desses anos de conviv√™ncia, que foram os melhores anos da minha vida‚ÄĚ.

O marido de Mirian, Ronaldo Gomes, tinha uma filmadora √† √©poca e come√ßou a gravar os concertos da orquestra. Ao longo de 7 anos, ele registrou cerca de 120 apresenta√ß√Ķes. ‚Äú√Č um registro hist√≥rico. Porque se eu n√£o tivesse feito… Se essas grava√ß√Ķes n√£o tivessem acontecido, o que ter√≠amos hoje? E agora surgiu a ideia de a gente fazer a doa√ß√£o dessas fitas para a orquestra como um arquivo para eles. √Č uma mem√≥ria‚ÄĚ, afirma Ronaldo.

Cl√°udio Cohen, maestro da orquestra desde 2011, conta que recentemente foi feita uma revitaliza√ß√£o do arquivo musical da OSTNCS. ¬†‚ÄúFizemos uma imensa mobiliza√ß√£o e contratamos uma equipe especializada, que fez toda a cataloga√ß√£o do nosso material. Transportamos o nosso arquivo musical para dentro da Biblioteca Nacional, para termos um espa√ßo mais preservado, um espa√ßo nobre da cidade, onde as pessoas poder√£o ter acesso √† hist√≥ria e poder√£o ter contato com esse material‚ÄĚ, explica Cohen.

Teatro Fechado

Entre saudades e boas mem√≥rias, um assunto √© unanimidade: o inconformismo com o Teatro Nacional Claudio Santoro estar fechado h√° mais de dez anos. O secret√°rio de Cultura do DF, Cl√°udio Abrantes, explica que o local foi interditado pelo Minist√©rio P√ļblico e pelo Corpo de Bombeiros, em 2013. ‚ÄúNaquela √©poca, a gente teve um triste fato no pa√≠s que foi a boate Kiss, que impactou diretamente em todos os equipamentos p√ļblicos do pa√≠s, no cuidado, sobretudo, quanto aos materiais. Entendeu-se que o teatro, diante do que tinha acontecido e por uma precau√ß√£o, oferecia riscos aos usu√°rios‚ÄĚ.

O maestro Cohen afirma que luta n√£o s√≥ pela revitaliza√ß√£o do Teatro Nacional mas tamb√©m pela constru√ß√£o de outros teatros na capital. ‚ÄúO Teatro Nacional Claudio Santoro est√° em reforma e a gente espera voltar para l√° em breve, pois est√° previsto para ser entregue nos pr√≥ximos meses. Eu estive recentemente em uma turn√™ na China, foram 10 cidades e 12 teatros maravilhosos, cada um mais lindo que o outro, o que mostra realmente a pujan√ßa econ√īmica que esse pa√≠s vem usufruindo e ela se reflete no investimento na √°rea cultural para a sua pr√≥pria popula√ß√£o. Ent√£o Bras√≠lia n√£o pode ficar para tr√°s e o fechamento do Teatro Nacional esses anos foi uma perda‚ÄĚ.



Fonte: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil