Brasil

PF cumpre mandados de pris√£o contra ex-diretores da empresa Americanas

PF cumpre mandados de pris√£o contra ex-diretores da empresa Americanas


Da Redação com Agência Brasil

Policiais federais cumprem desde o in√≠cio da manh√£ desta quinta-feira (27) dois mandados de pris√£o preventiva e 15 de busca e apreens√£o contra ex-diretores da empresa Americanas. Eles s√£o acusados de participa√ß√£o em fraudes cont√°beis que chegam a R$ 25,3 bilh√Ķes, segundo a Pol√≠cia Federal (PF).

Al√©m dos mandados de busca e apreens√£o e de pris√£o, a Opera√ß√£o Disclosure tamb√©m cumpre o sequestro de bens e valores dos ex-diretores investigados, que somam mais de R$ 500 milh√Ķes.

As ordens judiciais foram expedidas pela 10¬™ Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, a partir de investiga√ß√Ķes da PF, do Minist√©rio P√ļblico Federal e da Comiss√£o de Valores Mobili√°rios (CVM).

De acordo com a PF, as investiga√ß√Ķes tiveram a colabora√ß√£o da atual diretoria da empresa. Os policiais apuraram que os ent√£o diretores da Americanas ‚Äúpraticaram fraudes cont√°beis relacionadas a opera√ß√Ķes de risco sacado, que consiste numa opera√ß√£o na qual a varejista consegue antecipar o pagamento a fornecedores por meio de empr√©stimo junto aos bancos‚ÄĚ.

As investiga√ß√Ķes tamb√©m constataram ‚Äúfraudes envolvendo contratos de verba de propaganda cooperada (VPC), que consistem em incentivos comerciais que geralmente s√£o utilizados no setor, mas no presente caso eram contabilizadas VPCs que nunca existiram‚ÄĚ, informa nota da PF.

Os ex-diretores da Americanas, empresa que está em recuperação judicial. Os investigados deverão responder pelos crimes de manipulação de mercado, uso de informação privilegiada, associação criminosa e lavagem de dinheiro. 

 



Fonte: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil