S√£o Jo√£o

Pinturas em parques: painéis representam a cultura junina de Campina Grande

Pinturas em parques: painéis representam a cultura junina de Campina Grande


DA REDAÇÃO COM ASCOM

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Arte Produ√ß√Ķes e da construtora Engemat, apresentou, neste ano, uma novidade para O Maior S√£o Jo√£o do Mundo 2024. Dois pain√©is em pintura e grafite foram instalados em dois parques do munic√≠pio. Um no Parque Evaldo Cruz, da artista Thaynara Negreiros, a Thaynha. E outro no Parque do Povo, dos artistas Thiago Vin√≠cius, Claudenor Junior ou Jed, e √ćtalo Oliveira, o Esponja.

A arte de Thaynha é um painel de 4m x 2m que foi entregue dia 27, durante a entrega da primeira etapa do Parque Evaldo Cruz. O painel tem iluminação própria, destaca a nova ligação entre o Parque do Povo e o Evaldo Cruz. A pintura (foto) apresenta duas figuras femininas, cada uma representando um dos parques.

‚ÄúA simetria entre elas, equilibrada por um portal central, simboliza o t√ļnel que interliga os dois parques. T√™m ainda as representa√ß√Ķes tradicionais da festa, como a fogueira, fogos de artif√≠cio, bandeirolas‚ÄĚ, disse a artista.

A obra é um presente da construtora Engemat, responsável pela reforma do local. A escolha da artista se deu após uma busca por grafiteiras campinenses pelo ex-Twitter atual X. Para Taynha, é gratificante ver a arte urbana, que é diretamente popular, sendo valorizada em um evento tão importante. O painel conta também com a inscrição

‚ÄúO Maior S√£o Jo√£o do Mundo Todim‚ÄĚ, juntamente com os anos 1983 e 2024, celebrando a longevidade e a import√Ęncia do evento, um legado de mais de 40 anos de festa. Ao final dos 33 dias de festa, a Engemat far√° um leil√£o do painel.

pinturas em paineis cultura campina grande

Foto: Codecom/CG

Homenagem a Ronaldo, criador do Parque do Povo

O outro painel, feito pelos grafiteiros Thiago, Jed e Esponja, está localizado no muro de madeira que se formou por trás das barracas dos restaurantes. Ao descer pela escadaria da lateral do Teatro Rosil Cavalcanti, os visitantes se deparam com a obra, com ícones da cultura popular, como uma dançarina de quadrilha junina e o fundador do Parque do Povo, Ronaldo Cunha Lima.

Medindo cerca de 15 metros de largura por três de altura, o painel em grafite (foto) está chamando a atenção dos que entram pela escadaria na lateral do Teatro Rosil Cavalcanti.

‚ÄúOs elementos que a gente pensou foram algumas refer√™ncias de quem promoveu a hist√≥ria do S√£o Jo√£o. Destacamos os nomes de alguns artistas, a figura de Ronaldo Cunha Lima, o fundador do Parque do Povo. Tem tamb√©m alguns elementos como a dan√ßa, que caracteriza muito a festa junina, e uma mensagem de boas vindas aos visitantes‚ÄĚ, concluiu Jed.