DestaquesPolítica

Pollyanna celebra ao lado de João, adesão da PB ao Plano Nacional da Pessoa com Deficiência

Pollyanna celebra ao lado de João, adesão da PB ao Plano Nacional da Pessoa com DeficiênciaFoto: Divulgação


Cerimônia de assinatura aconteceu nesta segunda, (1), e contou com a presença do ministro Silvio Almeida

Em uma solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, (1), a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), Pollyanna Dutra, participou, ao lado do governador João Azevêdo, da adesão da Paraíba ao Plano Nacional da Pessoa com Deficiência – Novo Viver Sem Limite. A cerimônia aconteceu na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), em João Pessoa, e contou com a presença do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e da secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella.

O Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Novo Viver sem Limite, uma iniciativa do Governo Federal, visa garantir mais dignidade às pessoas com deficiência, suas famílias e comunidades em todo o território nacional. Estruturado em quatro eixos principais, o plano busca ampliar o acesso à gestão e participação social de pessoas com deficiência (PcD), enfrentar o capacitismo e a violência, fomentar a acessibilidade e tecnologias assistivas, além de promover educação, saúde, assistência social e outros direitos econômicos, sociais e culturais.

Para a secretária, o plano representa o resultado de uma gestão que se compromete com a execução da política pública, de modo a garantir o acesso à cidadania e a dignidade da população. “Esse é um tema que considero não apenas crucial, mas também profundamente humano: a política voltada para pessoas com deficiência. O Plano Nacional Viver Sem Limite não é apenas um conjunto de diretrizes; é um compromisso moral e ético de toda uma nação. É a garantia de que cada indivíduo, independentemente de suas habilidades físicas, sensoriais ou intelectuais, tenha acesso pleno à educação, ao trabalho digno, à saúde e à cultura”, afirmou.

“Viver sem limites não se trata apenas de remover barreiras físicas, mas também de superar preconceitos, abrir portas e construir uma sociedade onde todos possam prosperar. Em uma parceria com a FUNAD e com o TRT, nós promovemos uma semana de inclusão e acesso ao trabalho. De dezembro até junho, apenas em João Pessoa, cerca de 600 pessoas com deficiência ingressaram no mercado de trabalho. Isso faz a diferença. É a política pública chegando em quem mais precisa”, disse Pollyanna durante a cerimônia.

O governador João Azevêdo destacou a importância da adesão da Paraíba ao plano. “É uma honra receber um ministro do governo aqui, que traz nesta proposta de assinatura a adesão do estado ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência para que a Paraíba dê continuidade ao trabalho já iniciado de inclusão das pessoas com deficiência. Pôr em prática, na verdade, um plano que precisa ser conduzido de forma nacional para que a gente atinja os objetivos maiores que é, acima de tudo, a inclusão das pessoas com deficiência em todos os setores”, afirmou.

O ministro Silvio Almeida enfatizou a relevância da Paraíba no contexto nacional e os eixos prioritários do plano. “Nós já temos na Paraíba uma rede que tem uma relevância e nós queremos qualificar o que a Paraíba já faz e trazer coisas que eventualmente não existam ainda nos estados. Queremos fortalecer alguns eixos que estão previstos no programa: a participação social das pessoas com deficiência nas políticas públicas, estimulando a formação dos conselhos para acompanhar e monitorar as políticas públicas de deficiência. Queremos também estimular a tecnologia assistiva, que vai facilitar a vida dessas pessoas. Estimular o programa de trabalho, emprego, renda e cultura também está previsto e também o combate ao capacitismo que para nós é muito importante”, arrematou.

Da Redação com Ascom