Na terceira semana dāO Maior SĆ£o JoĆ£o do Mundo, que antecede a vĆ©spera do dia de SĆ£o JoĆ£o, que serĆ” celebrado nesta segunda-feira (23), a Prefeitura de Campina Grande avalia os pontos positivos da 10ĀŖ Ação Intersetorial, que tem como objetivo a proteção dos direitos da crianƧa e do adolescente, contra o abuso e exploração do trabalho infantil. De acordo com a coordenação, a adesĆ£o da população, bem como de barraqueiros, gasoseiros (ambulantes), e as parcerias da Arte ProduƧƵes, (empresa que organiza a festa) e forƧas de seguranƧa, como Policias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e o apoio da Guarda Civil Municipal, tem sido decisivo para o bom andamento da ação.
Na noite deste sĆ”bado (21), agentes da Guarda Municipal acionaram o Centro da Jovem após encontrarem uma crianƧa, com idade aproximada entre 3 e 5 anos, desacompanhada nas proximidades do palco cultural, ao lado do Posto de Comando da PolĆcia Civil. As equipes da Ação Intersetorial, que estavam nas imediaƧƵes, atenderam prontamente Ć ocorrĆŖncia e conduziram a crianƧa ao EspaƧo de Proteção Ć CrianƧa e ao Adolescente, onde ela recebeu os cuidados necessĆ”rios.
Antes de seguir para a base, a equipe levou a criança ao Posto de Atendimento para avaliação de saúde, considerando as condições climÔticas da noite. No Espaço de Acolhimento, ela foi acolhida com atividades lúdicas e recebeu alimentação e vestuÔrio adequados. Para auxiliar na localização dos responsÔveis, a ocorrência foi comunicada de forma discreta ao público presente. O caso foi registrado pelo Conselho Tutelar e, conforme os protocolos, a criança foi encaminhada a uma das Casas da Esperança, ligada à Semas.
Trabalho Infantil e crianƧas perdidas
Os casos de dois comerciantes que foram notificados, por estarem com menores trabalhando no interior de suas barracas, próximo à Pirâmide nas duas primeiras semanas da festa, por exemplo, jÔ estão sendo monitorados pela Arte Produções, responsÔvel pelos cadastros no Parque do Povo. Outro fator positivo este ano, é o número maior de abordadores, que passou de 100 para 130 no total, atuando entre o PP e o distrito de Galante.
Segundo Ronaldo Rodrigues, um dos coordenadores da equipe, na segunda semana da festa, a PolĆcia Militar repassou informaƧƵes sobre duas crianƧas, de 9 e 11 anos, que haviam se perdido no local. Ambas foram localizadas com seguranƧa e entregues Ć s suas famĆlias após a atuação das equipes de acolhimento.
āO trabalho de monitoramento da PolĆcia Militar tem contribuĆdo significativamente com nossas aƧƵes, especialmente no repasse de situaƧƵes envolvendo crianƧas e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Essa atuação integrada tem feito a diferenƧa para o pĆŗblico presente no Parque do Povo e em Galanteā, destacou o coordenador.
Outro caso foi de um adolescente de 14 anos, que tem transtorno mental e estava sozinho correndo dentro do PP, sem a companhia de um familiar. De acordo com a equipe, essa é a terceira vez que ele é levado para a base, e a mãe jÔ havia sido notificada pelo Conselho Tutelar. O garoto foi convidado para ir a base, onde também recebeu os devidos cuidados, enquanto a equipe tentava em mais uma oportunidade localizar a mãe.
Trabalho Conjunto
O trabalho da Ação Intersetorial, é coordenado pela Secretaria de Assistência Social (Semas), com o apoio das Secretarias de Saúde, Educação (Seduc), Secult (Cultura), Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), e parceria do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), da Arte Produções, além de Conselho Tutelar e outros órgãos de proteção e segurança.
āA cada noite entendemos o quanto os trabalhos da equipe da Ação Intersetorial tem feito a diferenƧa na vida de crianƧas e adolescentes encontradas em situação de vulnerabilidade social, e quantos pais nĆ£o puderam dormir tranquilos, quando tiveram a boa notĆcia que o seu filho estava bem acolhido e protegido, atĆ© que a famĆlia pudesse buscar. Ć algo que nĆ£o tem preƧoā, disse o secretĆ”rio da Semas, FĆ”bio Thoma.
Codecom
CODECOM/PMCG