Campina Grande

Prefeitura de Campina Grande entrega praça Bud Wright, no bairro Palmeira Imperial

Foto: Divulgação

CODECOM/PMCG

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Obras (Secob), entregou oficialmente à população, nesse sábado (18), a praça Bud Wright, no bairro Palmeira Imperial. A praça é um equipamento que faz parte do programa “Praça da Gente” e a comunidade local pode desfrutar de um ambiente novo, demonstrando o compromisso da administração municipal com a qualidade de vida e o desenvolvimento urbano.

“Uma obra como essa é mais do que uma praça, ou realização de cimento, pedra e cal. Ela inaugura mais vida na vida das pessoas. Este será um espaço em que os idosos, os aposentados da região, vão poder conviver, deixando muitas vezes de estar trancados em casa. Aqui é um espaço onde crianças vão poder também brincar, conviver, se divertir. É um espaço onde o comércio também vai ser aquecido. A vida em comunidade vai aquecer as relações”, destacou o prefeito Bruno Cunha Lima.

Durante a inauguração da nova praça no bairro da Palmeira Imperial, o secretário de Obras do Município, Joab Machado, destacou a importância desse espaço para a comunidade local, ressaltando os aspectos de modernização e acessibilidade que foram implementados na obra.

“Uma praça bonita, importante, que valoriza o bairro da Palmeira Imperial, que recebe um equipamento importantíssimo, na qualidade e na modernização que hoje exige, com todas as normas técnicas sendo seguidas, de acessibilidade, da parte de manutenção, de meio ambiente e de iluminação”, frisou Joab Machado.

Além da praça Bud Wright, na Palmeira Imperial, que foi entregue, estão sendo iniciadas obras de construção ou de revitalização de praças por toda Campina Grande, sendo elas a construção da praça da Vitória (Conjunto Ronaldo Cunha Lima) e da praça Promorar (Jeremias), além da requalificação de seis praças, sendo elas: praça José Américo (José Pinheiro), praça Florina da Silva Colaço (Jardim Paulistano), duas praças no Aluísio Campos, praça Nossa Senhora de Fátima (Centenário) e praça Araxá (Araxá).

“São praças espalhadas em toda a cidade, e só do lote um, pois temos projetadas 40 praças, e isso está sendo trabalhado de maneira planejada e orçamentária. Além da construção, reforma e revitalização de praças, temos uma série de investimentos para serem incluídos nas próximas semanas. Estamos num momento muito bom da gestão, momento de começar a colher as sementes que foram plantadas do ponto de vista técnico, fiscal e financeiro”, completou Joab Machado.

A solenidade contou com o discurso de diversas autoridades, líderes religiosos e comerciantes da região. Estiveram presentes os vereadores Luciano Breno, Saulo Noronha, Alexandre do Sindicato, Aldo Cabral e Janduy Ferreira; além dos secretários Joab Machado (Secob), Félix Araújo Neto (Seplan) e o secretário Sargento Neto (Sesuma); a viúva de Bud Wright, Jane Wright, também esteve presente, ao lado da primeira-dama, Juliana Cunha Lima, e a mãe do prefeito, Anneliese Borborema Cunha Lima.

Moradores beneficiados

A praça do bairro Palmeira Imperial teve sua construção iniciada no final de novembro de 2023, com um investimento de R$ 526 mil, e irá beneficiar toda a comunidade da região, incluindo os bairros do Jardim Borborema, Velame, Ressurreição e Novo Horizonte.

Angélica Castro mora há cerca de um ano no bairro, em frente à praça Bud Wright, com dois filhos e o companheiro, e explicou que, com a praça, o bairro fica mais valorizado e será uma opção de lazer para a comunidade local desfrutar.

“O pessoal mais antigo estava com muita expectativa, porque tem gente que diz que essa praça era pedida a mais de 10 anos. Agora o povo está feliz, pois, enfim, a obra virou uma realidade. Quando eu vim morar aqui, era tudo mato. Valoriza muito as casas, o bairro é bom, tranquilo. A praça ficou maravilhosa, meu filho estava numa expectativa enorme por essa praça para brincar, porque agora tem uma opção de lazer aqui no bairro, na frente de casa”, comentou Angélica.

Outras três amigas que estavam visitando o bairro, Josenilsa, Conceição e Keline, ficaram encantadas com a qualidade final da obra da praça Bud Wright, pela qualidade da infraestrutura e o benefício que será para os moradores das proximidades.

“Espaço lindo, agradável. Benefício tanto para as crianças quanto para os adultos. Essa área é muito agradável, pois todo bairro precisa ter uma infraestrutura boa para propiciar bem-estar aos moradores, principalmente às crianças, que precisam de um espaço para brincar, se entrosar, manter relacionamentos, isso é muito importante”, disse Conceição.

Os moradores terão acesso à praça por meio de três ruas do bairro, facilitando ainda mais a visibilidade e dinâmica dos moradores e visitantes que irão praticar atividades físicas e desfrutar do equipamento público. Mariana Damasceno, secretária-adjunta de Obras do Município, ofereceu uma visão sobre os impactos esperados com a inauguração do equipamento público.

“A Praça do Palmeira Imperial será um espaço de convívio e lazer para todos os moradores, promovendo saúde, integração e qualidade de vida. Estamos ansiosos para ver como esse espaço irá enriquecer a vida dos moradores e contribuir para o desenvolvimento da nossa querida Campina Grande”, frisou Mariana.

A praça será transformada em um espaço de convívio completo, oferecendo paisagismo, equipamentos de lazer, áreas para recreação e descanso, além de garantir acessibilidade para todos os moradores. Essa revitalização não apenas promove o bem-estar físico e mental da comunidade, mas também estimula o lazer e promove o desenvolvimento econômico local. O projeto desse equipamento foi pensado e dialogado entre equipes da Secretaria de Planejamento (Seplan) e a comunidade.

Outras ações – O prefeito Bruno Cunha Lima, ainda na solenidade de entrega da praça Bud Wright, enfatizou que cinco ruas do bairro serão contempladas com pavimentação em paralelo, além da complementação da iluminação em LED nas poucas ruas do bairro que ainda faltam receber esse benefício, e a pavimentação em asfalto nas principais ruas do bairro Palmeira Imperial.