Economia

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda

AGÊNCIA BRASIL ©

A Receita Federal abriu nesta ter√ßa-feira (23) a consulta ao lote residual de restitui√ß√£o do Imposto de Renda Pessoa F√≠sica (IRPF), referente ao m√™s de abril de 2024. O cr√©dito banc√°rio no valor de mais de R$ 457 milh√Ķes ser√° disponibilizado no dia 30 de abril para cerca de 353,3 mil contribuintes.

A maior parte dos contemplados nesse lote é de contribuintes acima de 80 anos, seguidos de outros grupos prioritários como de pessoas com deficiência ou doença grave, professores e ainda daqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida ou autorizaram a restituição via PIX. Os valores serão depositados na conta bancária informada na Declaração do Imposto de Renda.

A consulta ao lote residual pode ser feita pelo site da Receita Federal na internet, onde √© poss√≠vel fazer a consulta simplificada. Caso o contribuinte tenha d√ļvida sobre pend√™ncia, tamb√©m √© poss√≠vel fazer a consulta completa, pelo e-CAC e saber se √© necess√°rio enviar nova retifica√ß√£o.

Os contribuintes que tiverem algum problema com a conta informada podem procurar o Banco do Brasil, onde o cr√©dito ficar√° dispon√≠vel por um ano. Ap√≥s esse prazo, ser√° necess√°rio fazer uma nova solicita√ß√£o de pagamento no Portal e -CAC, pelo menu ‚ÄúDeclara√ß√Ķes e Demonstrativos‚ÄĚ, escolhendo a op√ß√£o ‚ÄúMeu Imposto de Renda‚ÄĚ.