Brasil

Rio de Janeiro tem o abril mais seco desde 1997

AGÊNCIA BRASIL

Dados do Alerta Rio revelam que este foi o abril mais seco desde 1997, quando o sistema meteorológico da prefeitura da capital fluminense começou a fazer a medição. As altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar foram o destaque deste mês no município.

Nos 30 dias do m√™s, houve registro de chuva em apenas quatro. O volume m√©dio de chuva para todo o m√™s era de 117,5 mil√≠metros (mm), por√©m, os pluvi√īmetros do Alerta Rio registraram apenas 8,3 mm, ou seja, choveu 7,1% da m√©dia.

O levantamento mostra que a m√©dia das temperaturas m√°ximas para o m√™s √© de 31,3¬įC, enquanto a m√©dia das m√°ximas de abril deste ano ficou 2 graus acima: 33,5¬įC. J√° a maior temperatura registrada no munic√≠pio foi 39,1¬įC, no dia 28.

O Sistema Alerta Rio também destaca a baixa umidade relativa do ar. Durante o mês, três dias tiveram índices de umidade abaixo de 30%: 23, 24 e 28 de abril.

A meteorologista-chefe do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco, explica o que levou a esse recorde: ‚ÄúTivemos a atua√ß√£o de um sistema de alta press√£o, com caracter√≠stica de bloqueio principalmente no final do m√™s. Isso formou uma barreira que impediu a chuva de chegar. Ou seja, as frentes frias que passaram foram bem mais oce√Ęnicas, causando pouca chuva e por pouco tempo.‚ÄĚ

Os primeiros dias de maio dever√£o continuar secos, quentes e sem chuva no munic√≠pio. Na quarta (1¬ļ) e quinta-feira (2), o tempo permanecer√° est√°vel, com c√©u com poucas nuvens e sem previs√£o de chuva. Os ventos estar√£o fracos a moderados e as temperaturas, elevadas, podendo passar de 38¬įC.