Brasil

RS firma acordo com ONG para assistência a animais resgatados

AGÊNCIA BRASIL

O governo do Rio Grande do Sul firmou uma parceria com a organização não governamental (ONG) Grupo de Resposta a Animais em Desastres (Grad) para dar assistência aos animais resgatados das enchentes que atingiram o estado. Um termo de cooperação prevê o trabalho conjunto de planejamento, gestão, monitoramento e execução das atividades desenvolvidas em resgates de animais.

A coopera√ß√£o envolve o acolhimento dos animais em abrigos nos munic√≠pios ga√ļchos e tamb√©m inclui a identifica√ß√£o e cataloga√ß√£o para localiza√ß√£o de tutores ou o suporte nos procedimentos de ado√ß√£o.

At√© o momento, segundo balan√ßo da Defesa Civil do estado, 12.215 animais j√° foram resgatados. O resgate de animais viralizou nas redes sociais com a situa√ß√£o do cavalo Caramelo, que passou horas im√≥vel sobre o telhado de uma casa ilhada, em Canoas, e cujo resgate foi transmitido ao vivo por emissoras de TV. O trabalho de resgate mobilizou volunt√°rios e as for√ßas p√ļblicas que trabalham para ajudar a popula√ß√£o e os animais.

O governador do estado, Eduardo Leite, disse que o governo est√° empreendendo esfor√ßos para que os animais recebam atendimento e que os tutores sejam localizados. ‚ÄúPara aqueles que n√£o tiverem esse reencontro, que seja feito o encaminhamento para ado√ß√£o, com o apoio de quem conhece a causa e nos subsidiar√° com assessoria t√©cnica para implementarmos as melhores iniciativas nessa √°rea‚ÄĚ, disse.