Brasil

Salgado Filho retomar√° embarque e desembarque na segunda-feira

Salgado Filho retomar√° embarque e desembarque na segunda-feira


Da Redação com Agência Brasil

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, retomar√° – a partir de segunda-feira (15) – os embarques e desembarques e o controle de seguran√ßa no terminal de passageiros. Desde 27 de maio, essas opera√ß√Ķes em voos comerciais est√£o sendo realizadas em um shopping de Canoas, munic√≠pio da regi√£o metropolitana da capital ga√ļcha, para pousos e decolagens na Base A√©rea de Canoas.

O objetivo, segundo a Fraport Brasil, é dar mais agilidade aos procedimentos de embarque, desembarque e inspeção de segurança de um volume maior de passageiros de voos comerciais.

No entanto, em um comunicado p√ļblico, a concession√°ria do aeroporto ressaltou que as opera√ß√Ķes de chegada e partida das aeronaves seguir√£o ocorrendo na base militar de Canoas, localizada a aproximadamente 10 km de dist√Ęncia do Salgado Filho.

Novas opera√ß√Ķes

A partir de 15 de julho, o terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Salgado Filho funcionará diariamente de 6h às 21h.

Para embarque e desembarque, a administração usará temporariamente a parte do terminal de passageiros (nos pisos 2 e 3) que não foi impactada pelas enchentes de maio.

O passageiro deverá se apresentar no aeroporto com uma antecedência de três horas do horário previsto para o seu voo. O processo de embarque se encerrará 1h30 antes da decolagem. Após este período, não será possível ingressar na sala de embarque.

A estrutura foi adaptada para que seja utilizada a área internacional, tanto no procedimento de check-in  Рrealizado pela companhia aérea para a identificação do passageiro, despacho de bagagens e a emissão de cartão de embarque  Р quanto no embarque.

A Fraport Brasil estabeleceu que o acesso ao terminal de passageiros dever√° ser feito pela rampa externa que leva ao piso 2, e o ingresso ser√° apenas pelas portas 5 e 6. O processo de check-in e despacho de bagagem ser√° feito na √°rea do check-in internacional.

Ap√≥s essa etapa, os passageiros dever√£o subir ao piso 3 e usar a √°rea de embarque internacional para a inspe√ß√£o de seguran√ßa. Neste ambiente, dever√£o seguir a sinaliza√ß√£o para se dirigir aos √īnibus que os levar√£o √† Base A√©rea de Canoas para o embarque.

Na outra ponta, os passageiros que desembarcarem em Canoas ser√£o transportados at√© o Aeroporto de Porto Alegre de √īnibus. Todos dever√£o descer na esta√ß√£o de √īnibus do Salgado Filho e, em seguida, v√£o retirar as bagagens.

A Fraport Brasil informou que nenhum passageiro pode se deslocar diretamente até a Base Militar ou sair de lá sem o acompanhamento das equipes da concessionária e da empresa aérea, neste trajeto: aeroporto-Base Aérea (e vice-versa).

Serviços disponíveis

Alguns serviços de alimentação estarão disponíveis de forma adaptada para atender à demanda de passageiros na praça de alimentação e na sala de embarque do aeroporto de Porto Alegre.

Para ve√≠culos, o estacionamento 2, administrado por empresa privada, estar√° dispon√≠vel com tarifas especiais. As empresas de transporte tur√≠stico no estado estar√£o com um balc√£o de atendimento na esta√ß√£o de √īnibus do aeroporto, bem como as locadoras de ve√≠culos.

Suspens√£o

A retomada do check-in nas instala√ß√Ķes do aeroporto ocorre ap√≥s mais de dois meses do fechamento, em 3 de maio, devido ao alagamento de parte do principal aeroporto do Rio Grande do Sul, causado pelos temporais de abril e maio..

As opera√ß√Ķes de pouso e decolagem no Salgado Filho seguem suspensas por tempo indeterminado, por decis√£o da empresa. No entanto, o ministro da Secretaria Extraordin√°ria da Presid√™ncia da Rep√ļblica de Apoio √† Reconstru√ß√£o do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, estima que a reabertura total do aeroporto da capital ga√ļcha ocorra na segunda quinzena de dezembro deste ano, mas a previs√£o dependeria da conclus√£o da an√°lise sobre as condi√ß√Ķes da pista de pouso e decolagem.

Em meados de junho, o terminal de cargas do aeroporto de Porto Alegre voltou a operar. Porém, o transporte aéreo de cargas ainda não foi restabelecido devido à suspensão, em maio, de voos comerciais por tempo indeterminado.



Fonte: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil