Brasil

Sleeping Giants evita investimentos de R$ 203 milh√Ķes em fake news

Sleeping Giants evita investimentos de R$ 203 milh√Ķes em fake news


Da Redação com Agência Brasil

O programa DR com Demori recebeu nesta semana o ativista Leonardo Leal, cofundador da organiza√ß√£o Sleeping Giants Brasil (SGBR), que completa quatro anos de atua√ß√£o no pa√≠s com foco na desmonetiza√ß√£o de conte√ļdos falsos e discursos de √≥dio atrav√©s da mobiliza√ß√£o e do engajamento de seu p√ļblico.

Leonardo revelou em primeira m√£o ao programa que um total de R$ 203,7 milh√Ķes deixou de ser investido em sites de desinforma√ß√£o por conta das campanhas lideradas pelo movimento. Comandado pelo jornalista Leandro Demori, o programa pode ser visto em reprise na TV no dia 14 de julho, √†s 22h30, e tamb√©m pelo YouTube.

Desde sua fundação, o SGBR lançou 92 campanhas que alertaram consumidores e anunciantes sobre a veiculação de publicidade em sites e perfis que disseminam fake news.

Ao longo deste per√≠odo, o movimento enviou 1.646 alertas a empresas, das quais 1.170 responderam e se comprometeram a retirar seus an√ļncios desses portais, resultando em uma efic√°cia de 72%. Grandes empresas como Bradesco, Adidas, Ford, Fiat, Uber e Amazon est√£o entre as que aderiram √† iniciativa.

O impacto da ONG não se restringe apenas ao Brasil. O movimento global foi indicado ao Nobel da Paz pelo político francês Eric Bothorel em fevereiro deste ano.

No Brasil, o movimento se destacou no combate às fake news durante as enchentes no Rio Grande do Sul em maio de 2024, pressão que colaborou para que fosse feito um acordo entre a Advocacia-Geral da União (AGU) e as plataformas digitais para impedir a disseminação de desinformação durante a crise.

Além disso, o perfil @desinfoclima foi criado no Instagram, focado em combater fake news sobre o clima e o meio ambiente.

Em abril deste ano, o SGBR lan√ßou uma de suas maiores campanhas, a #DesmonetizaTwitter, em resposta aos acontecimentos envolvendo o X (antigo Twitter) e Elon Musk contra a Justi√ßa brasileira. A campanha teve por objetivo pressionar empresas a retirar an√ļncios da plataforma e conscientizar sobre a import√Ęncia da regula√ß√£o das redes sociais. Como resultado, a Secretaria de Comunica√ß√£o (Secom) da Presid√™ncia da Rep√ļblica suspendeu novas campanhas na plataforma.

Mais que desmonetização

O Sleeping Giants Brasil tamb√©m tem se dedicado √† produ√ß√£o de artigos, pesquisas e an√°lises sobre as falhas na publicidade digital, contribuindo para consultas p√ļblicas, como a do Minist√©rio da Fazenda sobre a regula√ß√£o econ√īmica e concorrencial de plataformas digitais no Brasil.

A organiza√ß√£o prop√Ķe caminhos para melhorar a transpar√™ncia e evitar que empresas monetizem inadvertidamente perfis e sites desinformativos, defendendo a regula√ß√£o das redes atrav√©s do PL 2630, que Institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transpar√™ncia na Internet.

Nas redes sociais, o SGBR conta com mais de 1 milhão de seguidores, mostrando seu alcance e influência na luta contra a desinformação.

O SGBR tem como alvo uma gama de extremistas. Recentemente, a organização também denunciou a polêmica envolvendo a CEO da Nubank, Cristina Junqueira, a produtora Brasil Paralelo e o Ranking dos Políticos.



Fonte: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil