Eleições 2024

Valdemar anula convenções do PL em cidades da PB e rompe alianças com partidos

Valdemar anula convenções do PL em cidades da PB e rompe alianças com partidos


PARAÍBA JÁ

O presidente da Executiva Nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, determinou a anulação das convenções partidárias realizadas em Bananeiras, Mamanguape e São José de Piranhas. A decisão ocorre devido ao fato de que, nestes municípios, o PL havia formado coligações com partidos de esquerda, como PT e PSOL, o que contraria a orientação nacional do partido.

A anulação das convenções destaca o crescente conflito interno dentro do PL na Paraíba, entre os deputados federais Wellington Roberto, atual presidente do PL no estado, e Cabo Gilberto Silva. Wellington autorizou as coligações com partidos de esquerda, desafiando a orientação nacional do PL, enquanto Cabo Gilberto tem se posicionado publicamente contra essas alianças, afirmando que coligações com PT e PSOL são prejudiciais à direita.

“Não tem a mínima condição de se coligar com PT e PSOL. Esses partidos prejudicam todo o Brasil. Muito difícil para nós da direita fazer coligação com esses partidos,” afirmou Cabo Gilberto em recentes entrevistas.

A decisão impacta diretamente nas candidaturas locais. Em Mamanguape, a anulação afeta a coligação do candidato Eduardo Brito, do Solidariedade, que inclui PP, PDT, MDB, PL, PSD, PSOL e REDE.

Em Bananeiras, a interferência é na candidatura de Matheus Bezerra, do PSB, que conta com REPUBLICANOS, PP, PODE, PT, PC do B, PV, PSD e PL. Já em São José de Piranhas, a candidatura de Bal Lins, também do PSB, é prejudicada, já que sua coligação inclui REPUBLICANOS, PSOL e REDE, além do PL.

Veja documento

Fonte: Paraíba Já
Foto: Divulgação