DestaquesLegislativo

Vereadora apresenta na CMCG projeto que prioriza atendimento a portadores de doenças raras

Foto: Divulgação

INFORME LEGISLATIVO

A vereadora campinense Dra Carla Germano (Podemos) protocolou na Câmara de Vereadores um esboço de projeto de Lei que estabelece como prioridade no atendimento na rede municipal de Saúde do município, pacientes com quadro clínico suspeito de portadores de doenças raras.

“O objetivo principal do projeto é garantir as pessoas que estão com suspeita de doenças raras a prioridade no diagnóstico por parte das unidades de saúde geridas pelo município de Campina Grande”, explicou Dra Carla.

A Parlamentar explanou que doença rara é toda doença que acomete uma pequena parte da população, segundo definição da portaria GM/MS n° 199 e são consideradas raras aquelas doenças que afetam até 65 pessoas para cada 100 mil indivíduos.

Dra Carla reafirmou a importância de se ter um atendimento rápido a partir dos sintomas e da procura pelo diagnóstico o mais imediato possível. “São nítidos os benefícios para quem possuem doença rara, e é indispensável que a descoberta ocorrendo de maneira precoce auxilia no tratamento e também evita o agravamento do quadro clínico possibilitando maior índice de cura ou melhoria no quadro do paciente”, finalizou a parlamentar.

 

***Conteúdo de Responsabilidade da assessoria de imprensa